Exposição
Há mar e mar, há cuidar e Preservar
Parceria com o Clube d'Arte
Em parceria com o Clube d'Arte desenvolvem-se projetos comuns. Para o dia do Hastear da Bandeira elaboram-se quadros com pintura a acrilico, usando técnicas variadas sob o tema do Mar.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é celebrado todos os anos no dia 22 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de Fevereiro de 1992 e foi criada com o objetivo de alertar a população mundial para a importância da preservação hídrica e para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
A consciencialização sobre a urgência da economia da água e o seu uso responsável é uma das principais metas do Dia da Água.
A pertinência do tema levou a UNESCO a decretar o período de 2018-2028 - Década Internacional para Ação" Água para o Desenvolvimento Sustentável" A Década visa fortalecer a cooperação e a mobilização internacionais, a fim de contribuir para a realização dos ODS, nomeadamente a ODS 6.( em anexo)
A água potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas.
Trabalho do 10ºC
A turma do 10º C trabalhou o tema da água na Cidadania e Desenvolvimento e construiu uma horta com rega gota a gota.
No sentido de dar conhecer soluções alternativas às garrafas de água descartáveis a equipa Eco-escolas divulgou a garrafa Eco que pode ser reutilizada.
A garrafa Eco
ABOUT US
Este é o video da Ana Catarina e do Fábio Daniel.
Realizado no âmbito da disciplina de Laboratório de Multimédia, os alunos selecionaram o tema e realizaram uma pesquisa sobre o mesmo. Com base nos elementos recolhidos e nos objetivos definidos, desenvolveram um guião para realização de um vídeo de sensibilização para a correta deposição de óleos alimentares usados. A partir do guião definido, os alunos desenvolveram as imagens, tiraram as fotografias necessárias e gravaram o áudio. Após a recolha de todos os elementos procederam à edição vídeo. O vídeo foi apresentado à turma e divulgado online.
Conhecer melhor o “Ar que Respiramos”
No dia 15 de maio, o Agrupamento de Escolas Soares Basto foi anfitrião de uma palestra sobre a qualidade do ar que respiramos, no âmbito da semana “Pelo Clima Sem Alterações” organizada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a equipa Eco-Escolas da Soares Basto, que contou com a presença da Dra. Alexandra Monteiro, Investigadora do Departamento de Ambiente da Universidade de Aveiro. Esta palestra teve lugar no auditório Bento Carqueja e estiveram presentes cerca de 75 alunos do 7º e 9º ano.
A Dra. Alexandra, através da aplicação de um QuizAir, procurou sensibilizar os alunos para a necessidade de modificar comportamentos, com vista a melhorar a qualidade do ar das nossas cidades.
A poluição atmosférica tem vindo a agravar-se desde o início da Revolução Industrial devido essencialmente a causas antropogénicas. O dióxido de carbono (CO2) um dos principais GEE (gases com efeito de estufa) não é o único que nos afeta diretamente. O ozono troposférico e as partículas respiráveis são alguns exemplos de substâncias que provocam graves problemas de saúde ao Homem. Estes provêm, em larga medida, dos transportes e de outras atividades que libertam em larga escala óxidos (carbono, azoto e enxofre), compostos orgânicos voláteis que reagem com a radiação solar e dão origem a uma grande diversidade de outros poluentes atmosféricos. A emissão destes compostos deve-se a causas naturais (erupções vulcânicas e incêndios florestais) e à ação humana materializada nos transportes, nas indústrias, nas centrais termoelétricas, entre outras atividades.
Para mitigar estas alterações, a investigadora referiu que todos temos um papel importante. Devemos utilizar transportes menos poluentes (bicicleta, por exemplo) apostar na eficiência energética e alterar padrões de consumo (reciclar, reutilizar e reduzir).
E, já mesmo a finalizar, os 95% de pontuação do QuizAir deixou o grupo de alunos orgulhoso mas... com uma certeza no “ar”: todos devemos proteger o nosso planeta pois ele é único e... EXCLUSIVO!
5 de junho - Dia Mundial do Ambiente
Apesar do estado de tempo não ter ajudado a cumprir todas as atividades (não foi possível ir fazer a limpeza de invasoras no espaço contíguo à escola!), ficou patente na Biblioteca e na entrada da escola alguns trabalhos resultantes de Projetos de alunos.
Uma turma de 9º ano realizou as Bandas Desenhadas sobre a reciclagem dos óleos e outra fez um lavantamento de situações de poluição local. Por outro lado o 8º C, com a ajuda da DT, organizaram uma campanha de limpeza da escola e no final elaboraram cartazes para chamar a atenção dos colegas para o devido encaminhamento dos resíduos. A turma propõe-se fazer esta campanha no próximo ano letivo de forma mais generalizada.
Somos Depositrões elaborados em Oficina de Artes
Comemos pilhas!
Quantas mais melhor!
Temos conseguido encher os nossos contentores de garrafas e tampas!
Já juntámos este ano mais cerca de 600 kg de tampinhas para 2 meninos com necessidades especiais.
Pareço um rato de computador, mas sou um acessório extremamente útil para fazer espuma de leite!...
Fui realizado por alunos do Clube Makers (José Coelho, 5ºA, Maria Vitória, 5ºA e Inês Alves, 5ºB) e entrei num concurso da Geração Depositrão que promove a reutilização de materiais elétricos e eletrónicos.
Hastear da bandeira 2018
No dia 26 de novembro decorreu a Cerimónia do Hastear da Bandeira verde do Eco-escolas numa manhã recheada de atividades e com o lema “Há mar e mar, há cuidar e preservar”. A escola sede do agrupamento encheu-se de vida com os alunos do 4º ano das diferentes escolas do 1º ciclo a participarem de forma ativa. Na entrada e com a colaboração da turma C do 7º ano, estava montado um jogo de tabuleiro gigante que colocava questões de educação ambiental chamando a atenção para a necessidade de intervir e mudar as nossas atitudes face ao uso de recursos naturais. Fizeram-no em especial para os alunos do 1º ciclo, mas todos podiam jogar e o espaço esteve sempre bem utilizado. No intervalo das 10 horas procedeu-se à cerimónia oficial do Hastear da Bandeira pela Diretora do agrupamento, Maria José Cálix, o Vereador da Educação, Dr. Rui Luzes Cabral e 5 alunos de diferentes escolas do 1º ciclo. A atuação musical ficou a cargo pela Beatriz Santos Figueiredo e da Inês Almeida. A Bandeira Verde é o símbolo do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo anterior em todo o Agrupamento em prol de um ambiente melhor.