Hastear da Bandeira 2024

No dia 6 de dezembro, pelas 10 horas, decorreu a cerimónia do Hastear da Bandeira Eco-Escolas que simboliza o trabalho em prol do ambiente desenvolvido no nosso agrupamento ao longo do ano letivo anterior. Foi uma manhã recheada de atividades; a Ana e a Leonor, do 7º A, brindaram-nos com uma atuação de patinagem artística, alguns alunos do 2º ciclo cantaram uma música sobre o que fazer com o lixo e entregámos o Prémio dos Recreios com Vida. Os alunos do 4º ano, que nos visitaram, dançaram, andaram de bicicleta e de patins. Participaram ainda no Concurso Interconcelhio de Leitura e num Atelier de Cidadania orientado por vários professores e com a participação do 7ºC. Ao longo de todo o percurso os visitantes foram acompanhados pela turma do 11º ano de Turismo e nas atividades desportivas, por turmas do Curso Profissional de Desporto.
A todos os presentes e em especial às Associações de Pais e de Estudantes, à Junta de Freguesia, à Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha, ao Conselho Geral e ao Vereador do Ambiente, Engenheiro Rogério Ribeiro, assim como toda a nossa comunidade, fica o nosso agradecimento. Destaque especial para o grupo de colegas, que em detrimento muitas vezes do seu tempo pessoal, estiveram disponíveis para transformarem esta manhã num verdadeiro dia de partilha e dedicação à causa ambiental.





Projeto: "Todos a reciclar para a Economia circular"
Durante três dias os nossos alunos foram convidados a participar em breves sessões de sensibilização inseridas no Projeto "Todos a separar para a economia circular", da responsabilidade da empresa Índice ICT & Management, contratada pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, no âmbito de uma candidatura apresentada à Sociedade Ponto Verde. O objetivo principal foi sensibilizar e educar os alunos para a importância da separação de resíduos, de forma a incentivar à triagem dos resíduos diferenciados e seu correto encaminhamento, promovendo uma maior consciência ambiental. Os alunos foram alertados para a necessidade de se cumprirem as metas estabelecidas pela União Europeia para este sector. De igual modo foram sensibilizados, para a necessidade de preservar os recursos naturais, cada vez mais escassos, contribuindo assim para a contenção das alterações climáticas. Por todo o edifício foram colocados mais pontos de triagem e sinalética explicativa. Anteriormente, já havia sido feita uma sensibilização junto de todos os Assistentes Operacionais que são peças-chave em todo este processo.
